Toldos BH
|| Regiões Atendidas || Região de São Gabriel, Floramar e Santa Luzia
Regiões Atendidas

Região de São Gabriel, Floramar e Santa Luzia

São Gabriel e Floramar

Tem toldo em São Gabriel e todos no Floramar, você sabia?

O bairro está localizado na região nordeste de Belo Horizonte. Geograficamente, ele está localizado entre três avenidas importantíssimas para a cidade de Belo Horizonte, e outras importantes vias regionais:

Anel Rodoviário: Trata-se de uma via expressa que conta com um fluxo de 85 mil motoristas diariamente[1]

Cristiano Machado: Trata-se de uma via semi-expressa, que possui um fluxo de cerca de 80 mil veículos por dia, trata se da principal ligação com o Aeroporto Internacional de Confins. [2] Via 240

Jacuí: Rua de importância regional que possui um intenso fluxo de veículos. Liga o Bairro São Gabriel ao Bairro Floresta. Passando por diversos bairros da Região Nordeste.

Santa Luzia

Tem toldo Santa Luzia, você sabia?

A história do município originou-se com aventureiros que em busca de riquezas. Tudo começou, em 1692, durante o ciclo do ouro. Uma expedição dos remanescentes da bandeira de Borba Gato implantou o primeiro núcleo da Vila, as margens do Rio das Velhas, no qual se fazia garimpo de ouro de aluvião.

Em 1695 uma grande enchente do rio destruiu todo o povoado, localizado próximo ao atual bairro de Bicas, então o pequeno vilarejo mudou-se para o alto da colina, onde hoje, é o Centro Histórico da cidade. Em 1697, ergueu-se o definitivo povoado, que recebeu o nome de Bom Retiro. Em 1724 foi criado a Freguesia de Santa Luzia, subordinado a Sabará.

Havendo já alguns arraiais nas proximidades e ao longo do Rio das Velhas, existia entretanto, um grande hiato entre Roça Grande e a região de Sete Lagoas, tornando-se difícil o abastecimento das populações nômades e o descanso das tropas que de mandavam o norte do estado. Nessa época, começaram a surgir várias fazendas, em vastos latifúndios, criadas para o descanso do gado e para suprir o abastecimento regional.

Com o movimento crescente que se operava na região de Sete Lagoas, foram abertas várias estradas, que, atingindo Jequitibá, atravessavam diversas localidades, entre elas, o arraial de Santa Luzia.

Estas estradas desempenharam importante papel no povoamento da região, não só pelo intenso comércio que propiciavam como também, pelo estabelecimento de ranchos e capelas e pelos numerosos contingentes humanos, que por elas afluíam as Minas, vindos do Norte e dos portos da Bahia.

O povoado definitivo de Santa Luzia teria surgido entre 1721 e 1729, no alto das colinas, em cujos vales corriam o córrego das Calçadas, o córrego Seco ou do Dantas e o córrego dos Cordeiros, socavados na época, por mineradores em busca de ouro.